Diarreia e vômito podem ter ligação a casos graves de covid-19 em crianças - Cabeça de Criança
  • Diarreia e vômito podem ter ligação a casos graves de covid-19 em crianças

    Diarreia e vômito podem ter ligação a casos graves de covid-19 em crianças



    Diarreia e vômito podem ter ligação a casos graves de covid-19 em crianças
    Imagem de Виктория Бородинова por Pixabay

    Estudo liderado por pesquisadores brasileiros, publicado no Science Direct, sugere que sintomas gastrointestinais, como diarreia e vômito, podem ter ligação a casos graves de covid-19 em crianças. Alguns jovens pacientes apresentaram, posteriormente, a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIMP).

    LEIA MAIS:

    Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram o quadro clínico de 79 pacientes, com idade entre 1 mês e 19 anos, infectados pela covid-19 e internados em 19 unidades de terapia intensiva pediátrica entre os meses de março e maio deste ano.

    “Os pacientes com síndrome inflamatória multissistêmica apresentaram sintomas mais graves, biomarcadores inflamatórios mais elevados e uma grande predominância no sexo masculino, mas apenas a presença de comorbidades e doenças crônicas foi um preditor independente de gravidade”, apontou o estudo. Ao todo, 10 crianças foram diagnosticadas com a SIMP.

    Nos casos sintomáticos de covid-19 em crianças, os cientistas observaram que, além de febre, tosse e respiração acelerada, foram registrados vômito, náusea, dores abdominais e diarreia. Estes sintomas graves, como derrame pleural, tiveram maior incidência na presença de síndrome inflamatória multissistêmica.

    O estudo foi conduzido por pesquisadores do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor), de hospitais da Rede D’Or, Hospital Sírio Libanês, e membros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

  • Back to top