Dicas para estimular o hábito da leitura nas crianças - Cabeça de Criança
  • Dicas para estimular o hábito da leitura nas crianças

    Criança lendo / Foto: George Hodan



    Hoje, dia 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. E especialistas ressaltam: a leitura pode e deve começar desde cedo na vida de uma criança. Ler livros proporciona contato com novos vocabulários, com a sonoridade da língua, com sua musicalidade e com a riqueza da construção de nossa linguagem verbal. Além de ser muito divertido, é claro.

    “A criança deve ser instigada à capacidade cognitiva, ou seja, a capacidade de interpretar os estímulos do ambiente para tomada de decisões. Por isso, é importante introduzir a leitura desde cedo”, diz Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela Universidade de São Paulo e especializada em Literatura infanto-juvenil.

    A leitura em voz alta desperta a imaginação, ajuda a criança a perceber a realidade que as cercam e, ao mesmo tempo, a ter contato com experiências diversas das suas. Além disso, é uma oportunidade de estreitar vínculos entre pais e filhos, tanto para as crianças que ainda não sabem ler como para as que já começaram a decifrar as letras sozinha. Ou seja, o estímulo à leitura só tem vantagens!

    Para criar um hábito, recomenda-se que o local de leitura deva ser silencioso, confortável e sem muitos objetos que possam tirar a atenção, principalmente quando se trata de bebês. E não imponha a leitura como obrigação, pois isso vai dificultar despertar o gosto pelos livros.

    Veja as dicas para estimular a leitura com seus filhos elaboradas por Mariana, que é pós-graduada em arte-educação e psicopedagogia e é responsável pelo desenvolvimento de material didático de português do método Kumon.

    * Procure ler com frequência para a criança em casa;

    * Estimule brincadeiras sobre o livro lido, como desenhar a cena que mais gostou ou utilizar bonecos para reproduzir a história;

    * Associe a história do livro à vivência da criança. Pode ser durante um passeio ao parque, ou chamando a atenção para algum objeto que apareceu no livro, como uma flor, ou um trem, para incentivar uma conversa sobre o assunto e explorar o conhecimento adquirido pela criança com aquela leitura;

    * Não force a criança a ler sozinha. Mesmo quando ela já está conhecendo algumas palavras, é importante cultivar o momento da leitura com os pais;

    * Escolha livros com um conteúdo pelo qual as crianças se interessem, para proporcionar um momento prazeroso em família.

  • Back to top