Podcast: Dicas para começar o processo de desfralde - Cabeça de Criança
  • Podcast: Dicas para começar o processo de desfralde



    Dicas para um desfralde mais tranquilo / Todd Morris/Flickr

    O processo de desfralde é um marco muito importante no desenvolvimento da criança. Pode ser muito tranquilo para algumas famílias, mas para outras, pode ser um verdadeiro pesadelo, com muitos vazamentos, acidentes ou crianças se recusando a fazer xixi e cocô no vaso.

    No sétimo episódio do Podcast É A Mãe!, as jornalistas e mães Camila Borowsky e Juliana Tiraboschi conversam sobre como foi o processo de desfralde com seus filhos e também convocam a pediatra Paula Muniz, de São Paulo, para dar dicas de como fazer um desfralde mais tranquilo.

    Veja as principais dicas da médica:

    1 – Segundo Paula, é recomendado começar o processo de tirar a fralda por volta de dois a três anos, que é quando a maioria das crianças adquire o controle do esfíncter.

    2 – O principal sinal de quando começar o processo é quando a criança começa a avisar quando faz xixi ou cocô.

    3 – O desfralde noturno costuma ser mais tardio, por volta dos quatro anos. Então, no início do desfralde, a criança continua dormindo de fralda.

    4 – Um bom jeito de começar o desfralde é observar o horário que a criança costuma a fazer cocô. Quando chegar próximo ao horário, leve a criança ao banheiro, no assento com adaptador ou penico, e aguarde que ela faça cocô. Se fizer, elogie e incentive. Caso ela não consiga, tudo bem. Coloque a fralde novamente e tente de novo no dia seguinte, no mesmo horário.

    5 – Depois que a criança começa a fazer o cocô na privada / penico / troninho, você pode começar a treinar o xixi. No início, leve a criança ao banheiro a cada duas horas, para ela tentar fazer xixi.

    6 – Nunca deixe as pernas da criança suspensas no ar. Coloque um banquinho para apoiar o pé, para que ela relaxa totalmente o esfíncter e não acumule resquícios de urina na bexiga.

    7 – Depois que começar a tirar a fralda, caso a criança tenha escapes – e provavelmente ela terá vários – não a reprima e nem dê bronca. Apenas diga que da próxima vez ela vai conseguir fazer na privada.

    8 – Como a pediatra afirmou, o desfralde noturno vem bem depois do diurno, por volta dos quatro anos. Quando começar a tirar a fralda da criança para dormir, não dê muitos líquidos à noite e sempre leve a criança para fazer xixi antes de dormir.

    Para saber mais sobre o processo de desfralde, ouça o Podcast É A Mãe! aqui embaixo nesse player do Anchor, ou no Spotify:

     

  • Back to top