Lego está desenvolvendo peças em braile para crianças cegas - Cabeça de Criança
  • Lego está desenvolvendo peças em braile para crianças cegas

    Lego está desenvolvendo peças para crianças cegas / Foto: Divulgação



    A Lego anunciou que está desenvolvendo kits com sinais de Braille gravadas nas icônicas peças coloridas. Cada peça vai trazer saliências correspondentes a letras, números e símbolos no alfabeto Braille. As peças também trarão escritos os números e as letras, para que os pais e cuidadores não cegos consigam identificá-las.

    Com as peças especiais, é possível treinar linguagem e também praticar operações matemáticas, por exemplo.

    O projeto foi desenvolvido em parceria com institutos para apoio e educação de pessoas cegas, incluindo uma organização brasileira, a Fundação Dorina Nowill.

    Segundo Philippe Chazal, tesoureiro da União Europeia para a Cegueira, hoje em dia menos crianças estão aprendendo braile, já que muitos audiobooks e programas de computador estão disponíveis para trazer conteúdo em áudio para os cegos. “Esse problema é crítico, já que sabemos que os usuários de Braille costumam ser mais independentes e ter um nível de educação mais alto e mais oportunidades de trabalho”, diz Chazal. “Acreditamos que os Legos em Braille podem ajudar a estimular o aprendizado do alfabeto”, afirma.

    Segundo John Goodwin, CEO da Fundação Lego, as crianças cegas têm o mesmo desejo e necessidade de explorar o mundo e socializar por meio da brincadeira, mas muitas vezes acabam encarando um isolamento involuntário como consequência da exclusão de atividades. “Acreditamos que as crianças aprendem melhor por meio da brincadeira, e assim desenvolvem habilidades como criatividade, colaboração e comunicação. Com esse projeto, estamos trazendo uma abordagem inclusiva e lúdica no aprendizado do Braille”, disse.

    As peças estão sendo testadas em diversos idiomas, inclusive em português, e devem ser lançadas em 2020. Os kits serão distribuídos para instituições parceiras do projeto.

    Veja um vídeo mostrando como são as peças:

  • Back to top