10 prós e contras de ter homens presentes durante o parto - Cabeça de Criança
  • 10 prós e contras de ter homens presentes durante o parto

    10 prós e contras de ter homens presentes durante o parto



    10 prós e contras de ter homens presentes durante o parto
    Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

    Enquanto algumas mulheres preferem que os pais estejam presentes na hora do nascimento do bebê, outras acham que eles podem até atrapalhar nesse momento tão delicado. A presença do pai do bebê pode trazer mais conforto, segurança e confiança à mãe. Mas, se o casal não tiver um bom relacionamento, é possível que a presença do homem traga tensão ao momento.

    Pensando nas vantagens e desvantagens de ter homens presentes nesse momento, o site BrightSide listou 10 prós e contras para ajudar as mulheres na decisão.

     

    Você concorda com esses motivos?

    LEIA MAIS:

    Prós

    1. Ele estará presente nos primeiros minutos de vida do bebê

    Mesmo que alguns homens tenham medo e tenham dúvidas antes do grande momento, um parto imprevisível não lhes dará a chance de escolher. Ver a parceira sofrendo e estar ao lado dela é só o que eles podem pensar, tornando esse momento inesquecível. Será a chance de ver os primeiros minutos de seu bebê neste mundo.

    2. Ele pode ajudar na amamentação desde o início

    A amamentação não é fácil para mães e bebês. O pai pode ajudar no processo desde a primeira tentativa no hospital, dando para a parceira um travesseiro ou dois, fazendo o bebê arrotar ou até realizando uma massagem leve na nova mamãe.

    3. Ele pode dar apoio físico e emocional à parceira

    Os futuros pais podem ajudar suas parceiras a se sentirem relaxadas durante o trabalho de parto. Uma conversa sobre a ansiedade de conhecer o bebê, por exemplo, pode ser uma maneira indireta de melhorar a experiência da família. Após o nascimento, a mãe estará exausta e se sentirá tranquila para descansar sabendo que o bebê está em boas mãos.

    4. Ele se sentirá mais conectado com o bebê após o nascimento

    Os pais se envolvem cada vez mais na vida de seus filhos. Estar presente durante o teste de gravidez, os exames de rotina e, claro, na hora do parto pode ter um grande impacto. Isso afetará também o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança.

    5. Ele está preparado para tomar decisões rápidas

    Às vezes, o parto pode tomar rumos inesperados. Nesse caso, talvez seja preciso tomar uma decisão rápida para ajudar a mãe e o bebê. A presença do parceiro na hora do parto já salvou a vida de muitas famílias em diversos casos.

    Contras

    1. A dor pode ser mais intensa

    A ocitocina, conhecida como hormônio do amor, é necessária para um parto mais fácil e menos doloroso. Dessa forma, é melhor que homens que não estejam prontos ou bem informados ou ainda que estejam com medo de todo o processo fiquem longe da sala de parto. A ansiedade pode trazer tensão para o ambiente e fazer o nível de adrenalina da mãe subir e o de ocitocina diminuir.

    2. Ele pode ficar em depressão

    Alguns homens se sentem impotentes ou sem esperança depois de testemunharem o nascimento do bebê. Isso acontece pois eles não podem fazer muita coisa para ajudar e são evitados pela equipe médica. Os sintomas da depressão podem incluir ganho ou perda de peso, dores de cabeça, fadiga e até isolamento de amigos e familiares.

    3. A vida amorosa do casal pode se complicar

    Alguns homens não estão preparados para ver o nascimento dos filhos e isso terá um impacto na vida amorosa do casal. Testemunhar o trabalho de parto pode minimizar os sentimentos de um pelo outro, transformando o relacionamento do casal em amizade.

    4. O trabalho de parto pode durar bastante tempo

    Quando a mãe segura o bebê pela primeira vez, ela precisa se concentrar apenas nele. Olhar os olhos do filho pela primeira vez, cheirá-lo, experimentar o toque da pele são ações que vão distrai-la de tudo o que está acontecendo ao redor. Isso também a ajudará a empurrar a placenta para fora porque a ocitocina é essencial mesmo após o parto. Mas se o pai estiver presente, ele pode ser o motivo de uma diminuição dos hormônios necessários.

    5. Algumas atitudes dos homens irritam as parceiras

    A presença do pai pode se transformar em uma péssima ideia, principalmente se o trabalho de parto durar mais de 12 horas. Alguns homens comem no quarto, assistem a vídeos no celular e podem até sair durante o parto. Além disso, eles podem sentir sono por causa da adrenalina que tiveram para tentar chegar ao hospital a tempo.

  • Back to top