A importância do tempo livre para brincar na quarentena
  • A importância do tempo livre para brincar na quarentena

    tempo livre para brincar



    tempo livre para brincar
    Imagem de Design_Miss_C por Pixabay

    Desde que a quarentena por conta da pandemia de coronavírus começou, não param de pipocar pela internet dicas de atividades para fazer com as crianças em casa. Pintura, massinha, construção de brinquedos com sucata, jogos, atividades físicas que podem ser feitas dentro de casa, as ideias são diversas. Inclusive aqui, neste site, também estamos dando as nossas ideias de atividades. Mas talvez estejamos nos esquecendo de algo importante: proporcionar à criança tempo livre para brincar do que ela quiser, sem direcionamento nenhum.

    LEIA TAMBÉM
    5 dicas para incentivar a leitura infantil na quarentena
    Quarto infantil ou brinquedoteca? 21 ideias de playground em casa

    Muitos pais estão nervosos com a pressão de ter que fazer atividades educativas e divertidas e com o esgotamento de novas ideias de como distrair as crianças. Já fizeram de tudo e o repertório acabou. Mas será que precisamos entreter as crianças o tempo inteiro?

    Segundo a psicóloga Ana Paula Syqueira, especialista em psicologia infantil, adolescência e orientação aos pais, em São Paulo, não, não precisamos organizar atividades para as crianças o tempo todo. Aliás, não só não precisamos como não devemos fazer isso.

    Ter períodos de tempo sem nenhuma atividade programada é importante para o desenvolvimento da criança. Veja quais são os benefícios do livre brincar:

    1 – Autonomia e independência

    Para Ana Paula, a criança que tem tempo livre para brincar aprendem a não depender de outras pessoas que a direcionem o tempo todo. Com esse “treino”, a criança vai, futuramente, aprender a guiar a própria vida.

    2 – Criatividade

    É fundamental a criança ter tempo livre para pensar, para exercer sua criatividade. “As gerações anteriores iam para a rua e inventavam brincadeiras. Hoje as crianças não brincam na rua, mas precisam ter momentos para criar”, diz Ana Paula. E atenção: não dê eletrônicos para a criança neste tempo livre, pois eles não favorecem a criação. “A criança vai criar alternativas para se distrair. A quarentena está mostrando isso”, afirma a psicóloga.

    3 – Administração do tempo

    Outro benefício de dar tempo livre para a criança é que ela aprende a administrar o próprio tempo. É importante a criança ver que ela tem outras atividades, como as lições da escola, por exemplo, e saber organizar seu tempo livre. “Ela vai saber o que fazer com aquele tempo”, diz Ana Paula.

    4 – Autoestima

    Por fim, uma criança que percebe que consegue cuidar do próprio tempo, consegue criar, se virar sozinha e inventar suas brincadeiras, desenvolve mais confiança, o que contribui para uma autoestima mais saudável. “Isso vai fazer diferença na vida dela, vai ser diferente de uma criança dependente, que precisa que alguém a guie, a direcione”, diz Ana Paula.

     

     

  • Back to top