Brincar na natureza melhora imunidade das crianças a curto prazo

Brincar na natureza melhora imunidade das crianças a curto prazo



Brincar na natureza melhora imunidade das crianças em curto prazo
Imagem de Robert Collins por Unsplash

De acordo com estudo publicado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, no Science Advances, o hábito de brincar na natureza é benéfico para a imunidade das crianças.

LEIA TAMBÉM:

Após estudarem 75 crianças com idades entre 3 e 5 anos em 10 creches finlandesas, os pesquisadores chegaram a conclusão que brincar na natureza é benéfico para a saúde das crianças.

Para este estudo, os cientistas fizeram quatro das instituições trocarem o piso coberto por cascalho de seus playgrounds por um gramado natural de floresta. Os parques das outras seis creches não passaram por modificações, deixando as áreas verdes e chão de cascalho.

A análise foi feita durante 28 dias, com os pequenos sendo incentivados a brincar nos parquinhos. Além disso, nas creches reformadas, os funcionários elaboraram atividades especiais para os alunos interagirem com a natureza, como plantar.

Após esse período, os pesquisadores analisaram as fezes, pele e sangue das crianças de todas as creches. Foi descoberto que o microbioma intestinal e o microbioma cutâneo dos alunos das creches reformadas estavam mais diversos, além de apresentarem uma presença maior de proteínas anti-inflamatórias. Por conta disso, a imunidade delas havia melhorado significamente.

Os alunos de creches com playgrounds cobertos por cascalho não tiveram os mesmos resultados.

  • Back to top