Pergunte ao especialista: o que fazer quando o dente da criança fica mole?
  • Pergunte ao especialista: o que fazer quando o dente da criança fica mole?

    dente mole



    Nesta edição da seção “Pergunte ao especialista”, o tema é “dente mole”. O que fazer quando o dente da criança fica mole? É preciso arrancar, ou é melhor deixar ele cair sozinho?

    A resposta á de Helenice Biancalana, odontopediatra e Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente.

    LEIA TAMBÉM:
    Pergunte ao especialista: é normal que crianças pequenas apresentem mau cheiro nas axilas?
    Pergunte ao especialista: “é normal que a criança demore para aprender a ler?”
    As 7 melhores dicas de decoração para quarto

    “O processo de esfoliação natural, ou amolecimento do dente de leite geralmente se inicia por volta dos seis anos de idade e é é uma fase do crescimento e desenvolvimento da face da criança. O dente amolece e cai, dando lugar ao dente permanente.

    Não é preciso mexer no dente para acelerar a queda ou levar a criança ao dentista quando o dente fica mole. Com a mastigação, o dente de leite amolecido tende a cair sem nenhum esforço. Muitas vezes ele cai durante uma refeição, por exemplo.

    Mas, se o dente permanente começar a nascer antes do dente de leite cair, aí sim é indicado levar a criança para uma consulta com um odontopediatra para avaliar clinicamente e fazer a remoção do dentinho que ainda não caiu e está atrapalhando a erupção do dente permanente.

    É importante ter muita sensibilidade nesta fase. A maioria das crianças e suas famílias reconhecem o processo natural e ‘curtem’ muito esse momento, com a chegada da ‘Fada dos Dentes’, que sempre vem trazendo uma moedinha, e cuidando bem dos dentes permanentes que irão nascer e ficar pra toda a vida.

    Porém, outras crianças e famílias não reconhecem essa fase tranquilamente, por isso cabe ao odontopediatra orientar sobre a melhor forma de conduzir e entender que é um momento próprio e importante da criança e seus amiguinhos. Afinal, todos passam por isso.”

  • Back to top