10 ideias de brincadeira para as crianças se exercitarem na quarentena
  • 10 ideias de brincadeira para as crianças se exercitarem na quarentena

    brincadeiras quarentena



    brincadeiras quarentena
    Image by DivvyPixel from Pixabay

    Estamos completando cerca de 90 dias em isolamento social. É importante que, mesmo sem sair de casa, os pais proporcionem para os filhos brincadeiras na quarentena para que as crianças não deixem de se exercitar.

    LEIA TAMBÉM:
    Como lidar com a ansiedade das crianças nesta quarentena?
    Vídeo: 5 motivos para você não encher seu filho de atividades nesta quarentena
    Casa de Sabrina Sato é a nova discussão no Twitter

    Veja essas dicas de brincadeiras que fazem os pequenos mexer o corpo. Aproveite e faça as brincadeiras junto com os filhos, assim vocês dão o exemplo, estreitam os vínculos e ainda se exercitam também.

    As sugestões são do PlayKids App e da treinadora Gabriela Cangussu, criadora do programa “Divertindo as Crianças”, da plataforma de exercícios Queima Diária.

    1 – Mímica
    A ideia é fazer mímicas que representem os filmes ou desenhos que as crianças gostam de fazer. Quem acertar, ganha um ponto. A família pode estabelecer um prêmio para o vencedor ou equipe vencedora.

    2 – Dança das cadeiras
    Basta enfileirar algumas cadeiras, em um número menor do que a quantidade de participantes, e colocar uma música bem animada. Um dos membros da família fica no controle do som. Quando a música parar, todos têm que sentar. Quem não conseguir sentar numa cadeira sai do jogo.

    3 – Caça ao tesouro
    Escolha um prêmio, como um brinquedo, um doce, um “vale massagem”, o direito de escolher o filme que a família vai assistir….use a criatividade. Espalhe pistas pela casa. Cada pista deve levar a um local da casa, até chegar ao tesouro no final.

    4 – Estátua
    Basta colocar uma música animada novamente. Todos dançam. Quando a música parar, todos têm que “virar estátua”. Quem aguentar mais tempo sem se mexer é o vencedor.

    5 – Buscar objetos
    Faça uma lista de objetos que podem ser encontrados pela casa. Vá recitando um a um, e as crianças têm de buscá-los. Quem conseguir reunir todos mais rápido, vence. Dá para fazer essa brincadeira também sem ser competitiva, apenas pedindo para as crianças encontrarem os objetos pedidos. O que vale é se mexer.

    6 – Agachamento
    Agache e levante com os pequenos por 40 segundos.

    7 – Pulo do sapo
    Agache em posição de sapo e pule quando subir durante 40 segundos.

    8 – Vivo ou morto
    Um dos adultos fica no comendo. Quando ele disser: “morto!”, as crianças devem agachar. Quando o adulto disser: “vivo!”, as crianças devem dar um pulinho e ficar de pé.

    9 – Imitando animal
    As crianças devem se movimentar imitando um animal. Quando o adulto disser: “estátua!”, elas devem parar na posição, sem se mexer.

    10 – Amarelinha
    Existem no mercado alguns “tapetes” para a prática de amarelinha, mas você pode desenhar as casas com giz, caso tenha quintal, ou com fita crepe, se não tiver espaço externo. Desenhe as casas com os números, seguindo o esquema abaixo. A criança deve marcar a casa de número 1 com uma pedrinha, e deverá atravessar todo o percurso pulando, sem pisar na casa marcada com a pedra. Depois ela faz o caminho de volta, recolhendo a pedrinha. Na próxima rodada, ela marca a casa 2 com a pedra, e assim por diante. Se a criança pisar em alguma linha ou perder o equilíbrio, ela volta ao início.

    amarelinha
    Júlia Guedes / Wikimedia Commons

    Para finalizar, se você estiver fazendo algum tipo de exercício em casa, como yoga ou práticas de academia, chame as crianças para fazer com você, sem exigir perfeição. Isso vai fazer com que elas se sintam parte do seu dia.

  • Back to top