Saiba quais frutas estão na época em agosto e veja uma receita de musse de cacau com frutas
  • Saiba quais frutas estão na época em agosto e aprenda uma receita de musse de cacau com frutas para fazer para as crianças

    frutas da época agosto



    frutas da época agosto
    Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

    Todos sabem que manter uma alimentação saudável passa por consumir frutas diariamente, especialmente para as crianças, que estão em fase de desenvolvimento. Entre as frutas que estão na época em agosto, a manga é a rainha da estação. Essa é uma das frutas que podem ser encontradas mais facilmente nas feiras e mercados neste período.

    LEIA TAMBÉM:
    7 dicas para melhorar a alimentação das crianças
    Como manter uma boa imunidade infantil durante a quarentena
    Veja receitas práticas de lanches para as crianças na quarentena e home office

    Rica em antioxidantes, substâncias que reduzem os malefícos dos radicais livres e combatem o envelhecimento precoce, contribuindo para a saúde da pele, a manga também é abundante em caroteno, vitamina A, vitamina C, vitaminas B1, B2, B5 e sais como o fósforo, ferro e cálcio.

    Saiba quais as outras frutas que estão na época e quais são os seus benefícios, de acordo com a equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

    Banana nanica
    Uma fruta de alto valor nutricional, a banana é rica em carboidrato e grande fonte de potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial. A banana também contém triptofano e vitamina B6, que agem como estímulo para a serotonina, o que ajuda a melhorar o humor. Além de ser consumida pura, a banana também pode compor pratos como farofa e antepastos.

    Laranja pera
    A laranja é uma importante fonte de vitamina C, além de conter fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes. Ajuda a prevenir contra gripes e resfriados, melhora função do sistema digestivo e auxilia na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro. Recomenda-se consumir in natura, para melhor aproveitamento das fibras.

    Morango
    O morango é rico em vitaminas C, A, B5 e B6 e em minerais como cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio. O morango também é rico em fibras (cerca de 2,5 gramas por 100 gramas) e antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, na prevenção de doenças cardiovasculares e de diversos tipos de câncer e na redução de inflamações. O morango também contém zeaxantina, uma substância importante para a saúde dos olhos.

    RECEITA
    Mousse de cacau com frutas

    Mousse
    Ingredientes
    – 2 laranjas médias (400g)
    – 3/4 de abacate maduro (220g)
    – 2 colheres (sopa) de açúcar demerara (30g)
    – 1 e 1/2 colher (sopa) de cacau em pó (15g)
    – 5 gotas de essência baunilha

    Modo de preparo
    Lave, higienize, esprema as laranjas e reserve seu suco. Lave, higienize e descasque o abacate. Bata no liquidificador a polpa do abacate, o suco de laranja, o açúcar demerara, o cacau em pó e a baunilha até obter uma mistura homogênea. Coloque a mousse em uma taça.

    Cobertura
    Ingredientes
    – morangos (30g)
    – 6 uvas sem sementes (30g)
    – 3/4 de manga palmer (90g)
    -1 folha de hortelã

    Montagem
    Lave e higienize os morangos, as uvas, a manga e a hortelã. Corte os morangos e as uvas ao meio e a manga em cubos. Disponha as frutas por cima da mousse, decore com a folha de hortelã e sirva.

    Rendimento: 4 porções
    Peso da porção: 100g
    Valor calórico da porção: 110 Kcal
    Tempo de preparo: 25min

     

     

  • Back to top