Assim como os adultos, as crianças a partir de 2 anos de idade também devem usar máscaras como medida preventiva contra o novo coronavírus. No entanto, nem sempre é fácil convencer uma criança a usar máscara, apesar da importância do acessório em tempos de pandemia. Com base nas diretrizes da instituição Boys & Girls Clubs of Greater Houston, o jornal Houston Chronicle preparou algumas dicas para ajudar os pais nessa missão.
LEIA MAIS:
- Pandemia pode trazer de volta laços de amizade entre crianças vizinhas
- Crianças transmitem pouco o novo coronavírus nas escolas, diz estudo francês
- Coronavírus: cuidados de desinfecção ao ir e voltar do supermercado
Veja as dicas:
- Deixe seus filhos escolherem máscaras com estampas de seus personagens preferidos. Pode ser personagem de livro, televisão, filme… Transformar o uso desse item obrigatório em um momento lúdico pode estimular a criança a colocar o acessório;
- Mostre vídeos explicativos sobre o assunto para as crianças, para que entendam a importância do uso da máscara para a saúde deles e dos outros ao seu redor.
- A comunicação é muito importante nesse processo. Defina regras para quando e onde as máscaras precisam ser usadas e respeite essas diretrizes. Lembrando sempre de adaptar o diálogo em função da idade da criança;
- Além disso, seja um exemplo. Esse é o primeiro passo para que elas incorporem o gesto observado no ambiente familiar;
- Por fim, ofereça recompensas ou faça elogios quando os pequenos usarem o acessório. Reforçar uma ideia positiva é uma forma de incentivar a criança a usar máscara e mudar a atitude de seu filho.