Dicas de como dar banho no bebê com segurança - Cabeça de Criança
  • Dicas de como dar banho no bebê com segurança

    Bruno Gagliasso e Zyan. Dicas de como dar banho no bebê com segurança



    Bruno Gagliasso e Zyan. Dicas de como dar banho no bebê com segurança
    Imagem: Reprodução/Instagram

    Bruno Gagliasso compartilhou nas redes sociais o seu primeiro banho com o filho Zyan, que nasceu há pouco mais de um mês. Aos seguidores no Instagram, o ator confessou que estava inseguro, mas disse ter ficado emocionado com esse “momento bem especial entre pai e filho”. É muito comum os pais terem dúvidas sobre os cuidados a serem tomados nessa hora. Se esse é seu caso, confira as dicas da Criança Segura de como dar banho no bebê com segurança.

    LEIA MAIS:

    Nunca deixe o bebê sozinho no banho

    Seja na banheira, no balde ou no chuveiro, nunca deixe o bebê sozinho no banho. Chame outra pessoa para segurar a criança ou tire o bebê da água caso precise sair do local por algum motivo. O afogamento é um acidente perigoso e rápido. A criança pode ficar submersa na banheira em apenas dez segundos. Em dois minutos sem respirar, ela perde a consciência e, entre quatro e seis minutos, pode sofrer danos cerebrais para o resto da vida.

    Coloque tudo o que precisa ao seu alcance

    Deixe tudo o que você precisará para o banho da criança, como toalha, sabonete, shampoo, brinquedos, ao seu alcance, antes de colocar o bebê na água. Assim, você não terá necessidade de se virar ou de deixar o local para buscar algum item.

    Teste a temperatura da água da banheira

    Lembre-se que a pele do bebê é mais fina e sensível que a dos adultos. Antes de colocar a criança no banho, certifique-se que a temperatura da água está entre os 35°C e os 37°. Para isso, você pode usar um termômetro ou colocar a sua própria mão na banheira, movimentando o líquido para ter certeza de que não há uma área muito quente.

    Use sempre água morna para o banho do bebê. Para ajustar a temperatura, acrescente a água quente depois de colocar a água fria. Além disso, não é necessário encher completamente a banheira, basta cobrir as pernas do bebê, isso quer dizer que cerca de cinco dedos de água são suficientes.

    Outras dicas de como dar banho no bebê com segurança

    Verifique se a superfície do local do banho é firme o suficiente par aguentar o peso da banheira e do bebê.

    Pias ou tanques não são adequados para dar banho no bebê, pois podem se soltar da parede e machucar as crianças.

    Use tapetes antiderrapantes para evitar quedas e escorregões. Quando a criança for um pouco maior, você pode instalar barras de apoio dentro do box para que a criança tenha mais firmeza e autonomia durante o banho.

    No banheiro, deixe produtos de higiene e remédios fechados e fora do alcance das crianças. Afaste também os aparelhos elétricos do local onde você dará o banho no bebê.

    Esvazie completamente a banheira após o banho e guarde-a virada para baixo e longe do alcance dos pequenos.

  • Back to top