Empresa lança pijama que ajuda a tratar dermatite atópica em bebês
  • Empresa lança pijama que ajuda a tratar dermatite atópica em bebês

    dermatite atópica



    Um dos problemas que mais tira o sono de bebês pequenos e, por consequência, o sono de seus pais, é a dermatite atópica.

    E tira o sono literalmente, já que a coceira causada pelo problema dermatológico pode atrapalhar e muito a noite dos pequenos. Estudos apontam que 60% dos pacientes com dermatite atópica têm o sono prejudicado e que eles dormem, em média, 46 minutos a menos por noite em decorrência dos episódios de prurido (coceira) noturno.

    LEIA MAIS: Dermatite: Aprenda a cuidar da pele do bebê e evitar o surgimento da doença

    Pensando nisso, a empresa francesa de dermocosméticos Mustela está lançando no Brasil um pijama que ajuda a tratar a dermatite atópica enquanto a criança dorme.

    A composição do pijama é 100% algodão, e a peça parece totalmente normal ao toque. Mas, nas entranhas do tecido, estão incrustadas microcápsulas de ingredientes naturais que possuem ação hidrante e calmante: óleo destilado de girassol, óleo de abacate, ceramidas, esqualano e vitamina E.

    Esses ativos são liberados pelo contato com a pele do bebê. Segundo Paula Fernandes, farmacêutica responsável no laboratório Expanscience, detentor da marca, os ativos são liberados sob condições próprias da pele, como temperatura e Ph específicos. A roupa também tem as costuras voltadas para o lado de fora, para não irritar a pele já sensível do bebê.

    dermatite atópica
    Pijama Stelatopia, da Mustela, ajuda a tratar a dermatite em bebês / Foto: Divulgação

    Segundo o fabricante, testes apontaram um início de sono duas vezes mais rápido e com duas vezes menos despertares noturnos, além de uma redução de 81% da sensação de coceira nos bebês que usaram o pijama. A marca também disse que os estudos mostraram uma pele mais macia após sete dias de uso.

    De acordo com a farmacêutica, a Mustela garante uma liberação suficiente dos ativos hidratantes em até 20 lavagens do produto. A partir daí, o pijama ainda contém os ingredientes, mas a concentração deles no tecido vai sendo reduzida gradualmente.

    Dermatite atópica
    A dermatite atópica é um tipo de alergia de origem genética que afeta a pele principalmente de bebês e crianças. O paciente atópico perde mais água do que o normal pela epiderme, prejudicando a hidratação natural e aumentando a vulnerabilidade da pele.

    Os principais sintomas da dermatite atópica são coceira, eczema e lesões nos braços, pescoço, rosto e pernas. Infecções bacterianas também costumam ser mais comuns nos atópicos, pela falta de proteção da pele.

    Em 95% dos casos, a dermatite surge antes dos dois anos e, nesta faixa etária, é considerada mais grave. A doença é de duas a três vezes mais frequente em crianças do que em adultos.

    Uma das principais medidas para aliviar os sintomas da dermatite é hidratar bem a pele, com frequência e cosméticos apropriados. “A hidratação no indivíduo atópico é como escovar os dentes: deve ser feita várias vezes ao dia”, diz a pediatra e dermatologista Ana Mósca.

    Essa hidratação deve ser mais caprichada à noite, antes de dormir. Segundo Ana Mósca, durante a madrugada o nível do hormônio cortisol no organismo cai, favorecendo o aparecimento de inflamações – e também da coceiras.

    Quem tem filhos atópicos também devem manter os ambientes – principalmente o quarto – sempre bem limpos, arejados e livres de poeira e fumaça de cigarro, além de evitar o uso de produtos de limpeza irritantes e amaciantes de roupas. A pediatra Ana Mósca lembra que, no caso de bebês pequenos, não basta lavar as roupas da criança, com sabão neutro, mas também as dos país, já que os bebês estão sempre no colo, se “esfregando” nas vestimentas dos cuidadores.

    Outra dica é, durante o banho de banheira, tomar o cuidado de dar um enxágue final no bebê com água limpa, para não deixar resíduos de sabão na pele. E também usar um sabonete sintético, para não penetrar na pele e retirar a camada de gordura protetora.

    Serviço – Stelatopia Pijama
    O pijama Stelatopia é vendido em dois tamanhos: de 6 a 12 meses e de 12 a 24, e tem botões para ajuste de tamanho.

    O preço sugerido do produto é de R$ 190, e ele está sendo vendido nas seguintes lojas: Droga Raia, Drogasil, Drogaria Iguatemi, Drogaria Venancio, PanVel Farmácias e Amazon.

  • Back to top