Livros digitais e aplicativos estimulam leitura de crianças e adolescentes - Cabeça de Criança
  • Livros digitais e aplicativos estimulam leitura de crianças e adolescentes



    Livros digitais estimulam leitura de crianças e jovens
    Imagem de Patricia Prudente por Unsplash

    Uma pesquisa sobre leitura mostrou que o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores ativos, principalmente entre as pessoas na faixa dos 14 aos 24 anos. O estudo Retratos da Leitura no Brasil foi realizado Instituto Pró Livros. Um dos caminhos para evitar que isso aconteça é unir a tecnologia ao hábito da leitura, utilizando livros digitais.

    LEIA TAMBÉM:

    Os celulares e tablets já fazem parte da rotina das crianças e adolescentes. Sabendo disso, algumas plataformas estão unindo a tecnologia com a leitura.

    Uma parceria do Sistema Positivo de Ensino com a Árvore Livros, plataforma de leitura digital, mostra que a oferta de livros digitais pode ser uma boa estratégia para que as crianças e adolescentes desenvolvam hábitos de leitura. Por meio da parceria, 500 livros digitais foram disponibilizados gratuitamente para 480 mil alunos e 44 mil professores de todo o país.

    Além da facilidade de ter os livros digitais para ler onde e quando quiser, a plataforma oferece outros recursos, como ferramenta de indicações, trilhas de leitura, relatórios que acompanham o progresso dos alunos e concursos literários.

    Outras plataformas também estão apostando nessa iniciativa. O Bookplay Kids, por exemplo, une tecnologia e educação, contando com uma curadoria especializada, formada por profissionais da área da educação, que trabalha focada no desenvolvimento da criança, tanto pedagógico como emocional.

    O Whatsapp também é uma forma de leitura digital. Um bot da iniciativa Leia para uma Criança do Itaú distribui livros infantis em formato digital. Apenas no mês de abril, o bot do Whatsapp enviou 4.1 milhões de livros digitais em PDF e mais de 9 milhões de mensagens foram trocadas na plataforma. Os títulos distribuídos fazem parte da coleção digital, que estão disponíveis no site.

  • Back to top