Menino de 12 anos é identificado por polícia de SP como dono de um dos perfis do "Homem-Pateta" - Cabeça de Criança
  • Menino de 12 anos é identificado por polícia de SP como dono de um dos perfis do “Homem-Pateta”

    Menino de 12 anos é identificado por polícia de SP como dono de um dos perfis do "Homem-Pateta"



    Menino de 12 anos é identificado por polícia de SP como dono de um dos perfis do "Homem-Pateta"
    Imagem: Reprodução/Facebook

    Um menino de 12 anos foi identificado pela Polícia Civil do Estado de São Paulo como dono de um dos perfis do “Homem-Pateta”, que vem atingindo crianças com mensagens de conteúdo assustador na internet e que podem induzir ao suicídio.

    LEIA MAIS:

    O menor de idade foi encaminhado à Delegacia Seccional de Sorocaba depois de uma operação da Polícia Civil, na última sexta-feira (10), para cumprir mandado de busca e apreensão na casa do garoto em Sorocaba, interior de São Paulo.

    O jovem, que não teve o nome revelado, enviava mensagens para crianças de seu entorno, como colegas da escola, por meio do perfil de nome fictício “Jonathan Galindo”. Segundo a polícia afirmou para a Record TV, o menino admitiu o envio do conteúdo, mas disse que se tratava “apenas de uma brincadeira”. Uma perícia será realizada no aparelho celular apreendido pela polícia.

    A investigação segue agora para a Vara da Infância e Juventude, e o menor de idade poderá responder pelos atos infracionais como ameaça e instigação ao suicídio. Caso seja considerado culpado, por ter menos de 18 anos, ele cumprirá medida socieoeducativa.

    “A investigação realizada demonstra que não existe anonimato na internet e reforça que a Polícia Civil é o filtro permanente da justiça e da legalidade”, diz a polícia em nota. Outros Estados também registraram casos relacionados ao “Homem-Pateta”.

    Em junho, a Polícia Civil de Santa Catarina divulgou um alerta aos pais de crianças e adolescentes sobre o caso. A origem dos perfis do “Homem-Pateta” se deu em 2017 em países de língua espanhola, principalmente no México. No entanto, foram identificados imitadores no Brasil, com conteúdo já em português. A foto principal da conta em nome de “Jonathan Galindo” é a imagem de um homem com uma máscara – um pouco deformada e assustadora – imitando o personagem da Disney.

  • Back to top