Foto: Hospital Sharp Mary Birch
O menor bebê do mundo a sobreviver ao nascimento teve alta de um hospital em San Diego, Califórnia, no início do mês, e foi para casa depois de cinco meses de internação.
Segundo reportagem da CNN, a pequena Saybie nasceu com 23 semanas e três dias, em dezembro, pesando apenas 244 gramas, no Hospital Sharp Mary Birch. Ela teve alta com 2,5 quilos.
Em entrevista à imprensa, porta-vozes do hospital disseram que a bebê nasceu por um cesárea de emergência porque ela não estava mais ganhando peso e sua mãe estava em risco de morte iminente.
A mãe de Saybie, que preferiu ficar anônima, disse, em vídeo divulgado pelo hospital, que o dia do parto foi o mais assustador da vida dela. Os médicos disseram que ela estava com pré-eclâmpsia, que a pressão arterial dela estava muito alta e que por isso que ela teria que passar pela cesárea imediatamente. “Disseram ao meu marido que ele teria apenas uma hora com a bebê e que ela não iria sobreviver. Mas essa hora virou duas, que virou um dia, que virou uma semana…”.
A Universidade do Iowa, nos Estados Unidos, mantém um Registro dos Menores Bebês, para documentar casos de nascimento de prematuros extremos. Segundo a entidade, Saybie a menor bebê do mundo a sobreviver ao nascimento. Ela é 7 gramas menor do que o menor bebê do mundo registrado anteriormente, uma criança nascida na Alemanha em 2015.