Mito ou verdade: o nariz cresce durante a gravidez? - Cabeça de Criança
  • Mito ou verdade: o nariz cresce durante a gravidez?



    Marília Mendonça / Foto: Reprodução Twitter

    A cantora Marília Mendonça está muito feliz com a sua gestação. Mas ela também mostra, nas suas redes sociais, que a gravidez tem seus percalços.

    LEIA TAMBÉM: Mito ou verdade: grávidas devem evitar gatos? 

    “Quero meu cabelo de volta, meu nariz, minha pele, minha facilidade em dormir, meu humor, poder fazer dieta, minha disposição e o léo no meu colo… será que é pedir muito?”, desabafou a cantora no Twitter.

    Uma das maiores mudanças que a cantora sentiu foi o crescimento do nariz. “Ai que saudade do meu ex… nariz”, publicou Marília no Twitter no último sábado.

    Fotos postadas por Marília Mendonça / Foto: Reprodução Twitter

    Mas é verdade que o nariz cresce durante a gestação? Conversamos com uma especialista para tirar essa dúvida.

    Segundo Ana Paula Mondragon, médica ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e especialista em Medicina Fetal pelo Centro de Estudos Fetus, em São Paulo, o crescimento do nariz na gravidez é um mito.

    “O que acontece é que, durante a gestação, toda mulher grávida retém líquido para sofrer um processo denominado hemodiluição”, diz Ana Paula.

    As pessoas têm uma quantidade determinada de sangue no corpo, o equivalente a aproximadamente cinco litros. “A gestante retém liquido para diluir o sangue e fazer com que a quantidade dele aumente, já que ele vai ter que suprir as necessidades de duas pessoas”, afirma a médica.

    Além desse processo, muitas gestantes acabam retendo mais líquido ainda por fatores genéticos e alimentares, entre outros. Isto gera um inchaço, ou edema, no nariz. “Com o nariz inchado, dá a impressão que ele ficou maior mas, logo após a gravidez, tudo volta ao normal, inclusive o nariz”, diz Ana Paula.

  • Back to top