A prática de atividades físicas ajuda a criança a desenvolver habilidades, como socialização e capacidade motora, e a evitar o aparecimento de doenças – obesidade, hipertensão, diabetes e outras. Pensando nisso, o blog EducaTech listou os principais benefícios do esporte para a criança. Confira!
LEIA MAIS:
- A importância do tempo livre para brincar na quarentena
- Veja guia de brincadeiras da Abrinq para entreter as crianças na quarentena
- 5 ideias para transformar um espaço em brinquedoteca para as crianças
Compromisso e regras
As crianças desenvolvem um senso de compromisso e responsabilidade ao praticarem esportes coletivos, além disso são mais propensas a obedecer a regras.
Interação e integração social
O esporte ajuda a integrar crianças tímidas e introvertidas em um ambiente de cooperação e coletividade. Os pequenos aprendem a trabalhar em equipe e a conviver com hábitos e costumes diferentes. Dessa forma, apresentarão um melhor comportamento em casa e na escola.
Aprendizado e cognição
A prática esportiva ajuda a criança a ter mais concentração e a desenvolver o raciocínio lógico e a memória. Os jovens que realizam atividades físicas, por terem de tomar decisões rapidamente e realizar movimentos simultâneos, tendem a apresentar um melhor desenvolvimento cognitivo e um melhor desempenho escolar.
Formação óssea
O organismo infantil de uma criança ativa consegue fixar o cálcio com mais facilidade, prevenindo doenças que atingem os ossos, como a osteoporose. Há também uma melhora no equilíbrio, postura, resiliência, motricidade e elasticidade.
Prevenção da obesidade
O esporte é um dos principais aliados do combate à obesidade entre crianças e adolescentes. A prática de atividades físicas ajuda a acelerar o metabolismo, possibilitando uma queima mais rápida das calorias que foram consumidas ao longo do dia.
Saúde física
O esporte também traz outros benefícios para a saúde da criança: fortalecimento do tecido do coração e do sistema imunológico. Além disso, a prática esportiva facilita a circulação sanguínea, ajudando a prevenir futuras doenças cardíacas e respiratórias. Eleva também a taxa do colesterol bom (HDL) no organismo, auxiliando na prevenção e no combate a diabetes.
Saúde mental
A realização de atividades físicas regularmente tem um papel importante na saúde mental das crianças, contribuindo diretamente para a diminuição de problemas psicológicos e sociais dos pequenos, como, por exemplo, agressividade, estresse, insônia, depressão e ansiedade.
Recomendações
No caso de crianças sedentárias, é importante que o esporte seja introduzido de forma gradual na rotina e recomenda-se que os jovems realizem apenas atividades aeróbicas, como natação, futebol, danças, lutas, corridas, saltos e brincadeiras.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos precisam praticar atividades físicas (de moderadas a intensas) diariamente, por pelo menos 60 minutos.