Uma menina de 10 anos deu um exemplo de solidariedade durante a pandemia. Com suspeita de coronavírus, Renata Gaspar Kuhn deixou um recado em um saco de lixo para alertar os garis de São José, na Grande Florianópolis, sobre o perigo. “Cuidado – lixo possivelmente contaminado. Bom trabalho!”, diz a mensagem.
LEIA MAIS:
- Pandemia pode trazer de volta laços de amizade entre crianças vizinhas
- Pesquisas mostram que pais se sentem mais próximos dos filhos durante pandemia
- Coronavírus: como higienizar a casa em época de pandemia?
A mãe, Jaqueline Joice Gaspar, contou ao G1 que a ideia do bilhete partiu da garota enquanto ela preparava o material para descarte. “Ela me disse: ‘Mas, mãe, os garis que vão mexer no nosso lixo não sabem que a gente pode estar contaminado com Covid [19]. Como é que a gente vai fazer?’ Eu ainda a questionei: ‘Não, filha, eles usam luva’. Mas ela disse: ‘Não, mãe, mas a gente precisa avisá-los. Eles são também o amor de alguém’”
A menina começou a sentir os primeiros sintomas – dores de cabeça, de garganta e no abdômen – no dia 14 de julho. Renata chegou a ser internada e recebeu medicações para aliviar as dores. Com suspeita de coronavírus, ficou em isolamento na volta para casa.
A atitude da garota viralizou nas redes sociais após a mãe mandar uma foto do recado deixado no saco de lixo nos grupos da família. Jaqueline espera que a atitude da filha de 10 anos possa sensibilizar mais gente. “Pelo menos que sirva para conscientizar as pessoas, né? Tantas pessoas com sintomas andando por aí e ela tentando cuidar de alguém que nem faz ideia se a pessoa está contaminada ou não”, disse.