Dicas para as crianças ajudarem nas tarefas domésticas
  • Dicas para as crianças ajudarem nas tarefas domésticas, divididas por idade

    crianças ajudarem nas tarefas domésticas



    Ensinar as crianças a ajudarem nas tarefas domésticas ensina noções de respeito, autonomia e responsabilidade aos pequenos. E que melhor momento para fazer isso do que esse período de distanciamento social, em que estamos mais tempo do que nunca dentro de casa?

    LEIA TAMBÉM:
    Como reconhecer sintomas de coronavírus em crianças, segundo pediatras
    Pais que não mandarem filhos à escola podem ser punidos?
    10 projetos criativos para fazer com as crianças

    Além disso, ensinar as crianças a colaborarem com as tarefas domésticas ajuda a aliviar a carga dos pais, que estão tendo que conciliar os cuidados com a casa junto com o trabalho em home office ou fora de casa e com as aulas online dos filhos.

    É importante introduzir essas tarefas desde cedo, assim elas acabam se tornando um hábito e vira algo natural na vida das crianças.

    Outra dica são não distinguir meninos e meninas na distribuição das tarefas. Afinal, cuidar da casa deve ser responsabillidade de todos. E deixe o perfeccionismo de lado. Deixe que as crianças façam as tarefas do jeito delas e, aos poucos, vá percebendo quais são as dificuldades delas e vá apontando o melhor caminho.

    Veja dicas de quais atividades os pequenos podem fazer, divididos por faixa etária, por Nathalia Pontes, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento educacional na PlayKids.

    De 2 a 3 anos

    Nesta idade as crianças são capazes de realizar tarefas simples, como guardar brinquedos e calçados, levar roupas sujas para o cesto, limpar pequenas superfícies e até ajudar na organização da mesa na hora da refeição.

    De 4 a 5 anos

    Nessa faixa etária as crianças já podem começar a arrumar a mochila da escola, quando as aulas voltarem a ser presenciais. Elas também são capazes de tirar pó de alguns móveis, organizar itens da casa, regar plantas, ajudar a arrumar o quarto, colocar roupas na máquina de lavar e até guardar louças.

    De 6 a 8 anos

    Nesta faixa a criança começa a ter noções de responsabilidade e cuidado. Elas podem esvaziar o lixo do banheiro, ajudar a estender e tirar roupas do varal, lavar louças, varrer e passar pano em alguns cômodos menores da casa, guardar roupas, organizar armários e ajudar os pais no preparo de algumas refeições.

    Acima de 8 anos

    A partir desta idade a criança já consegue desempenhar funções mais complexas, como limpar o próprio quarto, cuidar do animal de estimação, preparar lanches, trocar a roupa de cama, ajudar a preparar o jantar e, caso tenha, já pode começar a ajudar a cuidar de um irmão mais novo.

     

  • Back to top