Atenção para o uso saudável da tecnologia durante a quarentena
  • Sociedade Brasileira de Pediatria alerta sobre o uso saudável da tecnologia na quarentena

    tecnologia na quarentena



    Image by Cyn Yoder from Pixabay

    A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um alerta sobre o uso saudável da tecnologia durante a quarentena por conta da pandemia de coronavírus. A entidade chama a atenção para um possível aumento da dependência virtual em crianças e adolescentes.

    Na quarentena, os pais estão sobrecarregados, tentando equilibrar home office com cuidados com os filhos, a casa e a própria saúde física e menta. Portanto, é natural que se apoiem na TV, celular ou tablet para ajudar a distrair as crianças neste período.

    Mas é preciso ter cuidado com os exageros. ‘Não é razoável um jovem passar cinco ou seis horas por dia em jogos, mesmo na quarentena”, afirma a pediatra Evelyn Eisenstein, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da SBP.

         LEIA TAMBÉM:

    Segundo Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, os pais devem reavaliar a rotina dos filhos, para verificar se há um uso exagerado de equipamentos digitais (TV, notebooks, celular e outros). A dependência digital pode desengatilhar ou agravar problemas como irritabilidade, ansiedade, depressão, transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtornos do sono, transtornos de alimentação, sedentarismo, miopia, síndrome visual do computador e transtornos posturais e músculo-esqueléticos.

    De acordo com a publicação, os pais e responsáveis devem reservar um tempo para cada uma das áreas abaixo:

    Afetividade

    As crianças e adolescentes precisam conviver com amigos e demais parentes mesmo à distância para manter um círculo de afetividades. Mas é importante combinar um tempo mínimo e máximo para isto acontecer pelas telas, sempre com acompanhamento dos pais.

    Escola

    O tempo que cada criança vai dedicar às aulas e tarefas depende de cada escola. É recomendado acompanhar as atividades e detectar possíveis exageros quanto às horas gastas com as aulas online. Se perceber algum problema ou excesso de uso de telas, converse com a escola.

    Lazer

    Filmes, jogos online e videogames devem ser liberados com controle. Fique atento sempre à classificação indicativa das obras.

    Aposte em brincadeiras e jogos tradicionais para fazer com as crianças.

    Família

    Aproveite esse tempo de quarentena para conversar mais com os filhos e trocar experiências. Tente reconhecer nas crianças suas maiores habilidades e dificuldades. Crie uma divisão de tarefas para não sobrecarregar ninguém e unir a família.

    Saúde

    Tente manter os horários habituais de dormir e acordar e respeite as horas de sono adequadas. Tente também manter os horárias das refeições e diminua ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados. Pratique alguma atividade física, seja exercícios tradicionais ou brincadeiras com as crianças.

     

     

  • Back to top